Caixa libera FGTS para trabalhadores que desejam comprar uma CASA; veja como sacar
O FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) também pode ser usado para amortizar as prestações de um financiamento
O sonho da casa própria está entre os principais desejos dos brasileiros. Em um país onde a maioria da população tem uma renda média mensal de até dois salários mínimos, realizar esse sonho é um grande desafio. No entanto, a partir de março de 2024, quem trabalha com carteira assinada estará mais próximo de receber uma ajuda significativa para comprar seu imóvel próprio.
O que é o FGTS do Futuro e quem pode se beneficiar com o programa?
O Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) regulamentará o FGTS Futuro, uma modalidade que permite o uso de contribuições futuras do empregador ao fundo.
Essa iniciativa possibilitará a comprovação de uma renda maior, permitindo a compra de imóveis mais caros ou a redução do valor das prestações de financiamentos no âmbito do programa Minha Casa Minha Vida.
Funcionamento do FGTS Futuro
O programa permitirá o uso de até 120 meses de depósitos futuros do FGTS para auxiliar no financiamento da casa própria. Inicialmente, funcionará em caráter experimental para cerca de 60 mil famílias da faixa 1 do Minha Casa Minha Vida, com renda mensal de até R$ 2.640. Posteriormente, o governo pretende expandir o programa para atender todos os grupos até o limite de renda de R$ 8 mil.
Quem financia o Fundo de Garantia?
Mensalmente, o empregador deposita no FGTS 8% do salário do trabalhador com carteira assinada. Com o Futuro, esse adicional de 8% será utilizado para comprovar a renda.
Considerando esse valor dentro da renda mensal, o mutuário poderá financiar um imóvel mais caro ou comprar o imóvel inicialmente planejado e reduzir o valor das prestações.
Desemprego
Um dos pontos ainda em discussão é o que acontecerá com o trabalhador que perder o emprego. A Caixa Econômica Federal estuda a suspensão das prestações por até seis meses, com o valor não pago sendo incorporado ao saldo devedor.
Mesmo com a suspensão das prestações, o trabalhador deverá estar ciente de que, caso perca o emprego, terá que arcar com o valor integral da prestação, incluindo os 8% do salário anterior depositados pelo antigo empregador.
Fundo de Garantia pode ser usado na compra de imóvel próprio; saiba como
Para usar o FGTS na compra de um imóvel, é necessário:
- Ter pelo menos três anos de carteira assinada (não precisam ser contínuos).
- Não ter financiamento ativo no Sistema Financeiro de Habitação (SFH).
- Não ser proprietário de imóvel residencial no município onde pretende comprar o novo.
- Trabalhar ou morar no município em que fica o imóvel a ser comprado.
Vale destacar que bancos, consórcios ou companhias de crédito imobiliário que sacam o Fundo a pedido do trabalhador. Nem todos os bancos operam com FGTS, portanto, é importante verificar com a instituição financeira escolhida.
Posso o usar o Fundo de Garantia na compra de imóveis se eu estiver endividado?
Sim! Ter dívidas não impede a utilização do FGTS. No entanto, estar endividado e com o nome negativado pode bloquear a aprovação do financiamento.
Para fazer a consulta do seu saldo, acesse o site do FGTS ou app, disponível na Apple Store e Google Play Store.